Endoscopia da coluna – cirurgia por vídeo da coluna

Entre as técnicas minimamente invasivas para tratar problemas de coluna, a endoscopia está entre as mais populares.

O paciente pode receber sedação local ou anestesia geral e, após uma incisão mínima na pele (menos de 1 cm), uma microcâmera de alta definição é direcionada até o local da lesão e transmite as imagens para um monitor. O procedimento ocorre por vídeo, garantindo uma melhor visualização da área operada.

As principais técnicas endoscópicas. Cada uma delas especifica para um tipo de problema que pode ser resolvido pela endoscopia.

O cirurgião realiza as intervenções necessárias, retira os aparatos do organismo e toda a musculatura retorna à posição inicial. Durante a cirurgia, o endoscópio usado no procedimento também tem acoplados os itens instrumentais necessários. Além disso, o local da cirurgia é constantemente irrigado com soro fisiológico.

Muitos pacientes relatam um alívio imediato dos sintomas logo após a cirurgia. A endoscopia de coluna garante uma recuperação bastante rápida, em grande parte dos casos a alta ocorre no mesmo dia ou no dia seguinte ao procedimento. A escolha do período para a alta dependerá de fatores como a presença de dor ou o horário em que a cirurgia terminar, por exemplo.

Por conta destes benefícios, a endoscopia de coluna é indicada até mesmo para pacientes idosos ou com comorbidades.

Como a recuperação é bastante rápida, logo após a cirurgia normalmente o paciente já conseguirá sentar e dar alguns passos sozinho, estando apenas com um pequeno curativo no local da incisão.

A cicatrização leva em média uma semana, e durante esse período é preciso evitar sobrecargas, flexão ou rotação da coluna. O paciente também fica impossibilitado de dirigir nesta primeira semana de recuperação. Após a completa cicatrização, sessões de fisioterapia e trabalhos de reabilitação motora e postural farão parte da rotina do paciente por alguns meses.

As complicações resultantes de uma endoscopia de coluna são raras, em menos de 3% dos casos, daí a importância de escolher um profissional capacitado e especializado para realizar o procedimento. Quando ocorrem, as complicações podem englobar punção do nervo, infecção, retorno da hérnia ou hematomas.

O valor de uma endoscopia de coluna varia bastante de acordo com o tamanho da cirurgia, dos instrumentais usados e do hospital escolhido para o procedimento. Felizmente, vale ressaltar que a cirurgia está entre as intervenções que devem ser obrigatoriamente cobertas pelos planos de saúde.

principais vantagens da endoscopia da coluna

Incisão muito pequena

Menor trauma da musculatura da coluna

Menos riscos de infecções hospitalares